Apesar de não existir defensivos agrícolas (herbicidas e inseticidas) registrado no Ministério da Agricultura para a cultura da palma forrageira, grande parte dos produtores utilizam esses produtos para controlar erva daninha (herbicida) e pragas (inseticida), esse último para controlar, especialmente, a cochonilha de escama.
Como não tem produto registrado, o uso dos defensivos, em função da ausência de propaganda e recomendações técnicas de seu uso pelas empresas, é feito, muitas vezes, por tentativa e erro, ou por indicação de terceiros, seja por outros produtores ou mesmo por técnicos.
O fato é que existem muitos produtos no mercado, com princípios ativos diferentes e forma de atuação própria, seja para matar o inseto ou o inseto. Além disso, tem os efeitos específicos em cada planta, portanto é BOM TOMAR MUITO CUIDADO AO USAR HERBICIDA E INSETIVIDA NA ÁREA DE PALMA.
Neste vídeo, mostro o uso inadequado de um desses defensivos, que, apesar de apresentar eficiência no controle de erva daninha no palmal, apresenta uma contraindicação que deve ser respeitada: NÃO DEVE SER UTILIZADA CASO A PLANTA TENHA BROTOS NOVOS. Caso seja usado, o efeito é imediato. Haverá mortalidade do broto e o aparecimento de fungos no local. O prejuízo é grande, já que além de perder as novas brotações (futuras raquetes), você perderá produção, inclusive com a raquete contaminado pelos fungos.
Portanto, fica a dica: CUIDADO COM O HERBICIDA QUE VOCÊ VAI USAR NA PALMA. CONSULTE UM ESPECIALISTA EM SUA REGIÃO.
Espero que gostem da dica e não esqueçam de dar um “like”, compartilharem o vídeo e de se inscreverem no canal.
Acompanhe nossas mídias sociais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário